quinta-feira, 3 de abril de 2008

video games

PS3, Xbox 360, Wii, DS, PSP. Para muitos essas siglas não significam nada, outros nem sabem o que são, mas para muitos são sonhos de consumo. Sim, são todos vídeo games de última geração, os dois últimos portáteis inclusive. Não cairei no mérito de qual é melhor, mas quero falar da influência dos games na vida das pessoas, principalmente dos mais jovens.
Os jogos de vídeo games muitas vezes estimulam a atividade cerebral, desenvolvem a coordenação motora, melhora os reflexos, vários jogos estimulam a criatividade e a interatividade, há muitos casos de jovens quererem estudar inglês para entender mais a fundo os diálogos dos jogos. Então vamos jogar vídeo game até olhos e dedos doerem, certo? Errado. Como tudo na vida o excesso não é bom, jogar ocasionalmente sem se tornar um viciado é bom, descentrai, diverte, "desestressa". Mas o maior cuidado deve com as crianças, muitos jogos possuem conteúdos adultos, o que gera muita polêmica na sociedade. Cabe a cada pai saber se seu filho tem discernimento para jogar determinados jogos. Em particular acredito que jogos de tiro, violência, e sexo, não contribuem em nada na formação do jovem. Mas se um pai deixa o filho de 6 anos assistir a novela das oito, programas policiais, e etc., será que se preocupará com o "joguinho" de vídeo game?
Outro ponto que não posso deixar de falar é do isolamento social, por mais que os jogos proporcionem relacionamento virtual, sim os vídeo games de hoje são ligados à internet, nada substitui a brincadeira na rua, no parque, o jogo de bola no asfalto, a amarelinha riscada com tijolo, o vizinho reclamando da bagunça, a correria após tocar a campainha do "tio" chato, o esconde-esconde. Mas isso ainda da muito pano pra manga, que prometo falar com mais atenção em outro dia.
Em um post havia prometido buscar a origem da expressão pano pra manga, e o que mais me satisfez foi o seguinte: Ao comprar um pano para fazer uma camisa, sempre era preciso comprar um pedaço extra para fazer as mangas, no entanto quando sobrava pano do recorte para a camisa, se dizia vai da pano pra manga. Se alguém conhecer outra explicação, é só comentar.
Forte abraço.

Marco Aurelio



Nenhum comentário: