quinta-feira, 17 de abril de 2008

Imaginação, o que é isso mesmo?

"Somos imaginheiros"
"...nossas professoras de primário eram excelentes..."

São duas frases de engenheiros de criação do parque temático mais famoso do mundo Disney Word.

Eles se declaram engenheiros de imaginação, e atribuem grande parte dessa "criatividade imaginativa" a suas professoras de primário. E isso era o que precisava para entrar num assunto que vem me tirando o sono.

Vejo uma "poda" desenfreada, um momento, poda não é o termo certo, por que esta geralmente é feita para estimular o crescimento, falemos então inibição desenfreada da imaginação de crianças e jovens.

Outro dia meu vizinho indignado me falou que comprou um carrinho novo, super bacana, para seu filho de 4 anos, sua indignação foi notar que no dia seguinte o menino brincava com a caixa enquanto o carrinho ficou em um canto do quarto. O pai disse que pegou a caixa e jogou fora, e "empurrou" o carrinho para a criança brincar. Mas disse que teve que devolver o "caminhão" para o filho porque não parava de chorar. Perguntei: caminhão? E escutei: É meu filho diz que a caixa é o caminhão que carrega carro novo na estrada. Não contive a risada e a alegria de ver como é fascinante a capacidade de imaginação das crianças. Ora, isso devia ser motivo de orgulho para o pai, notar que seu filho possui algo tão valioso e uma capacidade de associação incrível, pois ao ver o carrinho novo na caixa, já o associou a um caminhão cegonha que deve ter visto na estrada.

É comum nas escolas, atividades de pintura, e mais comum ainda, é elas terem que seguir um padrão para essa pintura, o desenho já vem feito, e os professores "sugerem" as cores. Em aulas de artes ao aprender sobre um determinado artista os alunos apenas reproduzem suas obras, onde tem imaginação, criação nisso tudo? A aula de artes é um dos momentos que os alunos podem se expressar melhor, mas nada disso acontece, por quê? Os professores querem expor os trabalhos, mostrar como os alunos estão capazes de fazer certas coisas. Mas essa idéia não seria falsa? Deixo as perguntas no ar, para não reclamarem e sim refletirem.

Muitos falam que a tecnologia moderna tem sua parcela de culpa nisso, eu penso de forma contrária, se o filho já não tem criatividade para brincar e se divertir com uma caixa de papelão, pois prefere ficar horas à frente da TV, a culpa é de quem? Da TV? Acredito que a culpa é dos pais que permitem tal situação. Onde estão as leituras de histórias, sem figuras, para as crianças imaginarem, como são os personagens, os cenários e tudo mais. A cada dia vejo mais crianças com TV e DVD no quarto, ai os pais vão e colocam um filme para a criança dormir.

Leiam o livro Ponte para Terabitia, ou assistam o filme que é igualmente bom.



A Imaginação é a porta para todos os mundos, é a fuga para o impossível, é a força para fazer o que quiser! Não podemos tirá-la das crianças e jovens!

Um grande abraço,

Marco Aurelio
Aprenda a imaginar com as crianças!

7 comentários:

#ProfVanessaNogueira disse...

Olá Marco!!!

A sua reflexão sobre imaginação está ótima! è muito importante que os alunos possam criar, inventar, produzir com muita imaginação e não com modelos prontos!!!

Mudando de assunto o software do arthur é free?

Abraços,
Vanessa

Anônimo disse...

O software do arthur não é free, infelizmente.
Volte sempre, será bem vinda!

Marco

Thaiza Montine Gomes dos Santos Cruz disse...

Olá Marco Aurélio, boa noite!
Como disse, sabiamente, Einstein:
"A matemática leva você de A a B. A imaginação leva você aonde você quiser"!
Gostei de sua forma de colocar e de pensar.
E, engraçado, passo por situações como a da 'caixa do brinquedo' constantemente!^^!Tenho um filho de 2 aninhos, dá pra imaginar né?!
hehehe!
Mas me divirto horrores com a criatividade dele! Só espero que não venha sendo podado de forma tão extremista ao longo de seus anos de escola.
Infelizmente sabemos que o sistema nos impõe muitas situações que nos impede de trabalhar da forma como consideraríamos ideal, no entanto, sabemos tbm que temos colegas de trabalho que não 'dão a mínima' p seus alunos, só querem o dinheiro no final do mês...
=/
Muito bom seu espaço por aqui.
Já está adicionado!
[]'s

Thaiza Montine Gomes dos Santos Cruz disse...

Me lembrei de um termo que um professor nos fala va na Faculdade.
Ele costumava dizer que nossa profissão é mais complicada e perigosa que a de um médico; porque o médico se errar acaba por matar a pessoa na mesma hora, e nós, professores, a cada erro, a cada decisão ou conduta errada, vamos aleijando nossos alunos com o tempo. E o pior é que cada um[a] vai deixando sua 'contribuição' com o passar dos anos.
É triste encarar esse tipo de realidade...e mais triste ainda é se sentir de mãos atadas em grande parte disso tudo.
.
Bom, deixa eu ir parando por aqui senão daqui a pouco vira um livro!
XD
.

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Deise e estou no 4º ano de pedagogia.
Primeiramente este texto é de tal valia para os professores refletirem e assumirem esse comprometimento com as atividades aplicadas aleatoriamente para seus alunos. Pois todos nós só fazemos bem aquilo que realmente nos interessa assim deve ser considerado ao alunado, aplicar atividades que eles possam também fazer livremente, porém, discutindo seus argumentos de realização, desta forma a imaginação da criança será levada em conta no processo de ensino-aprendizagem.

Um abraço!

Anônimo disse...

Olá Marco Aurelio. Sou Elisabeth, me formei em Pedagogia em 2007, entrei no seu blog por indicação de meu professor Jarbas, conhece? Bom, trabalho com Educãção Infantil e é incrível como as crianças dão asas a sua imaginação. Piaget nos fala a respeito daquela história do garoto que fez de uma caixa um caminhão, é natural crianças fazerem isso e eu já vi muito. Em relação as aulas de artes nas escolas, aprendi um método que se chama releitura onde apresentamos uma obra para os alunos (por exemplo) e eles recriam a partir do seu próprio olhar, de sua interpretação. Professores compretidos com o ensino sempre buscam outras maneiras para valorizar e construir conhecimento. Gostei do seu texto e concordo que a imaginação é essencial para o desenvolvimento dos sujeitos.
Abraços.
ps. se puder me dê dicas de como construir um blog, ainda estou um pouco perdida.
Obrigado.

Anônimo disse...

Olá Deise,
Educar é mais que ensinar, é conhecer as necessidades dos alunos, a forma como aprendem, dar subsídios para que desenvolvam suas deficiências e aprimorem seus potenciais. Educar é servir, servir de forma incondicional, sempre pensando no desenvolvimento físico, intelectual e afetivo do aluno. E a imaginação transborda na infância, o que tem de sobra para as crianças e faltam para nós adultos, e parece que por medo ou capricho, muitos de nós insistimos em estancar esta fonte de imaginação das crianças, quando deveríamos fazer o contrário.
Oi Elisabeth, claro que conheço o professor Jarbas, foi ele quem despertou meu interesse por tecnologia educacional, excelente professor e grande homem. Já práticas de releituras bem feitas e outras terríveis, falemos primeiro das terríveis, os professores mostram uma tela de um pinto famoso, não explica quase nada sobre obra, pintor, técnica, etc., e simplesmente falam para os alunos pintarem como se fosse o autor da obra, o que acontece? Os alunos simplesmente tentam copiar a obra. As bem feitas são aquelas que o professor dá uma boa explicação de forma que os alunos entendam como e por que o pintor fez a obra, e falam para os alunos não copiarem e sim criarem algo como se fossem o pintor, tentando usar a mesma forma de pintar, idéias do pintor, etc. Sei que você se enquadra neste último grupo, e espero que continue fazendo um bom trabalho, a responsabilidade de um professor de ensino infantil é gigantesca, podem definir o futuro do aluno.
Quanto a ajuda, estou a seu dispor, o que pintar de dúvida entre em contato que ajudarei dentro de minhas limitações (não sou um perito em blog, ainda).
Obrigado por visitarem o Educultirsão, são sempre bem vindas e espero ver mais comentários construtivos e inteligentes como estes! Voltem sempre!