terça-feira, 29 de abril de 2008



POLÍTICA OU POLITICAGEM?

A partir do momento que o homem deixou de ser o “bom selvagem”, concebido por Rousseau, novas regras foram impostas aos grupos sociais, para que estes pudessem caminhar harmoniosamente.
A manutenção da ordem, vinculada a uma liderança, fez-se necessária e liderar um grupo, passou a ser uma atividade privilegiada e vantajosa, na medida em que, o poder hereditário poderia permanecer concentrado nas mãos das mesmas famílias durante anos a fio, garantindo assim a realização de interesses próprios e esquecendo-se, assim, das prioridades do próprio povo.
Com o avançar do tempo e com o amadurecimento dos complexos sociais, modificou-se por completo a visão dos homens sobre a política que, aos poucos, é reconhecida como Ciência.
Sócrates, o filósofo grego, antes de Cristo, já buscava a reestruturação moral de seus concidadãos contaminados pela demagogia do poder político do seu tempo.
Deslocando-se dos problemas cosmológicos, para os problemas humanos, defendeu a ética, o saber e a virtude, cortando assim, as amarras da ignorância e das falsas crenças impostas pelo poder da Antigüidade.
Séculos mais tarde, o polêmico filósofo político, Nicolau Maquiavel, promove uma reviravolta na perspectiva da filosofia política grega, em seu clássico “O Príncipe”. Enquanto os gregos tinham a preocupação de elaborar o melhor regime político possível, Maquiavel em sua tese, partiu, não das condições nas quais se vive, mas das condições nas quais se deve viver. Sendo assim, desmascarou as pretensões da religião e da teologia em matéria política e as substituiu pelo conhecimento verdadeiro das relações que a regem com a moral. Maquiavel procurou promover uma “nova ordem”, ou seja, uma “ordem política moral” livre e laica, porém subordinada à razão de Estado, governado por mãos hábeis, transformando assim, o homem mau em homem bom...
E assim, uma sucessão de pensadores ao longo da História teceram em suas obras discursos que, mais do que teorizar a Ciência em pauta, valorizaram a sua prática no dia-a-dia das sociedades, geralmente, corrompidas.
Ao contrário do que se vê hoje, o distanciamento entre teoria e prática, deixa-nos indignados e impotentes. Diante de nós, ergue-se um cenário que podemos chamar de Nova Babilônia.
Entre cartões corporativos, fraudes, desvios de verbas destinadas à pesquisa, inoperância dos sistemas de saúde e educação, ineficiência das políticas públicas sociais e a cultura da impunidade brasileira, construímos nossa História.
O paternalismo governamental é a maquiagem que disfarça as rugas de um sistema arcaico e vazio, além da falta de vontade política para a resolução de muitos problemas. Na verdade, é o “pão e circo para o povo”, que desvia nossa atenção e facilita a manipulação do poder sobre nós. O caso Isabella, que atualmente vem sendo veiculado, por todos os meios de comunicação, todos os lances dos campeonatos disputados no Brasil, são exemplos de estratégias para “passar um pano” nas artimanhas do governo.
Infelizmente, trazemos ainda dentro de nós os resquícios do ser e viver como colônia e, assim, andamos de cabeça baixa, sem saber quais são os nossos direitos e, pior, sem saber como questioná-los ou lutar por eles.
Ah! Sócrates! Ah! Maquiavel! Onde estão vocês?
Sandra Almeida

Um comentário:

Karen disse...

Boa tarde!


Sou Karen Oliveira, da empresa HOTWords.



Gostaria de convidá-lo a utilizar a ferramenta HOTWords de Publicidade Contextual, pois existem muitos anunciantes interessados em exibir seus anúncios em sites com o perfil do EduCultirsao.



Com o HOTWords, editores de sites, blogs e portais passam a contar com uma nova fonte de receita gerada a partir dos textos de matérias e notícias publicados em seus sites.



Para implementar o HOTWords é simples e não envolve nenhum tipo de custo. Cadastre-se no Programa de Parcerias HOTWords: http://site.hotwords.com.br/seja_parceiro.jsp?crsource=promo4



Basta inserir as TAGs (linhas de código) nas páginas onde os anúncios deverão aparecer. A identificação de palavras relevantes é realizada automaticamente pelo sistema.



Para mais informações acesse nosso site: http://site.hotwords.com.br/partners_faq.jsp e leia nossa FAQ.



No entanto fico à disposição para eventuais dúvidas.





Atenciosamente,
Karen Oliveira
------------------------------
karen@hotwords.com.br
www.hotwords.com.br
------------------------------
Phone: 11 3178 2509
------------------------------