quarta-feira, 16 de abril de 2008

e que vá tudo para o espaço...

Essa é uma foto tirada pela Agência espacial européia que tem a sigla em inglês ESA, e esses pontos brancos são objetos lançados por nós: satélites ativos; satélites inativos; restos de estações espaciais; etc. A Terra já não é grande o bastante para nós poluirmos, temos que partir para o espaço e emporcalhar tudo.
Tem uma cena no matrix que o agente Smith fala com o Morpheus, e diz que os seres humanos são como vírus, os vírus se instalam em um corpo e o consome, muitas vezes acabando com ele, e resultando em sua própria morte.
Isso é um exagero? Acredito seriamente que não. Não fazemos nada, se não consumir, consumir e consumir as reservas do Planeta. Não é um discurso de um ecochato, mas de um cara preocupado com o futuro da espécie humana.
Uma professora já dizia: cuidemos de nosso quintal. Sim, se cada um fizer a sua parte, o resultado final será incrível. Pequenas atitudes podem mudar o cenário catastrófico que se aproxima. Utilizar menos sacolas plásticas, dar carona, não usar pratos e talheres descartáveis, separar o lixo (basta separar lixo seco de lixo orgânico), comprar menos produtos com embalagens não recicláveis (exemplo são aquelas bandejinhas de isopor), essas e muitas outras pequenas atitudes somadas assumem uma dimensão astronômica.
Professores, campanhas como: salvem as baleias, não poluam os mares, salvem os ursos polares, são todas bonitinhas, mas qual a acesso dos alunos para realmente colaborarem com isso? Pensem em campanhas que os alunos possam realmente colaborar com alguma coisa, em uma escola eu vi alunos criando sacolas de panos para os pais irem até a padaria, mercadinho. Comentem e deixem suas ideias.
Então por favor, antes de reclamar, pare e reflita: Estou cuidando do meu quintal?

Um forte abraço,

Marco Aurelio

Respeito, alguém lembra o que é isso?

Nenhum comentário: