quarta-feira, 2 de abril de 2008

O que estamos ensinando para nossos filhos?

Hoje estava com a ideia de postar alguma coisa relativa a diversão e deixar esse assunto mais sério para semana que vem, no entanto resolvi escrever sobre isso hoje, já que por coincidência, ou não, o colunista Sergio, sugeriu o mesmo tema.
Primeiro assistam ao vídeo:



Crianças vêem, crianças fazem.
O vídeo termina com os seguintes dizeres: Crianças vêem, crianças fazem.
Nada poderia ser mais verdadeiro, as crianças na maioria delas, sempre se espelham nas pessoas mais próximas, o pai, a mãe, avós, tios, irmão, amigos. Já diziam meus avós: "Digas com quem andas que te direi quem és".
Outro dia me perguntaram se ao me formar o que queria fazer, respondi: lecionar. E fui interrompido por outra pergunta: nossa mas você tem paciência e gosta tanto de criança assim para ensinar? Minha resposta foi a seguinte: ensinar e gostar de crianças é fácil, difícil, e o que eu quero, é educar, mas ainda temo pela grande responsabilidade que é ter em minhas mãos mentes abertas, prontas para absorver tudo que temos a dizer, reproduzir ou imitar tudo que fazemos.
Quando estamos próximos de crianças devemos dar o exemplo. Mostre à criança a importância da gentileza, não fale demonstre; desperte o interesse da criança pela leitura, pegue um livro para ler toda noite, e seu filho vai te imitar e então tenha livros adequados para a idade.
Amar os filhos é também educá-los, educar não é fácil, mas os esforços valem, e muito a pena.
Marco Aurelio

Um comentário:

#ProfVanessaNogueira disse...

Olá Marco!

Adorei o seu blog... já adicionei na minha lista!
Quando ao que estamos ensinando... a maioria das pessoas não se da conta que o exemplo faz muita diferença no desenvolvimento dos filhos...

Abraços,
Vanessa
http://ciberespaconaescola.blogspot.com/