segunda-feira, 31 de março de 2008

Pirataria

Como havia prometido em um post anterior, vou dissertar um pouco sobre pirataria. Não sou nenhum “expert”, mas tenho noções de valores e importâncias.
A pirataria é considerada por muitos, como um problema econômico. Eu vejo também como um problema social e cultural. Analisemos, o que leva uma pessoa a comprar um produto pirata, o preço claro, penso isso por que nunca ouvi ninguém falando: “ah, compro pirata por que é melhor que o original”, ou “comprei pirata por que o atendimento na barraquinha do Zé é melhor”. Então é só o preço que faz com que as pessoas comprem um produto pirata? Acredito que não. A cultura implantada nas pessoas nos dias atuais é a de consumo, preciso ter isso, preciso ter aquilo. Sem isso não consigo me divertir, sem aquilo serei incompleto. Devem estar se perguntando, onde quero chegar. Vamos juntos, e sigam meu pensamento.
Os produtos mais pirateados geralmente estão ligados a status ou diversão: jóias, relógios, roupas, óculos, brinquedos, filmes, cds, jogos, etc. Os originais possuem preços muito, mas muito acima dos PIRATAS, isso se deve a altas taxas tributárias, pesquisa embutida, material de excelência, produção regulamentada, e tudo mais que torna o produto de excelente qualidade para consumidor não ter problemas. Isso todo mundo já está cansado de saber, mas o que ninguém percebe é: por que preciso comprar algo pirata? Por que preciso de um tênis que custa 500 reais? Se você tem uma baixa remuneração todos saberão que o tênis que você está utilizando não pode custar 500 reais, que status isso traz? Ou seja além de um falso status ainda está prejudicando a sua saúde, contribuindo com quadrilhas de falsificadores, contribuindo com a diminuição do crescimento econômico, contribuindo com o desemprego entre outras coisas.
Ah, mas adoro filmes e música e não tenho dinheiro para ir toda semana ao cinema, e comprar cds originais. Realmente cinema está muito caro, e não é uma diversão tão popular como dizem, mas isso justifica comprar um filme pirata? Claro que não. Muitos filmes originais em DVDs, são vendidos hoje por R$9,90 nenhum filme atual, nenhum arrasa quarteirões, mas é possível garimpar ótimos filmes. Quanto aos cds de música a desculpa é menor ainda, não tem dinheiro para comprar o original, o rádio continua sendo a forma mais barata de se escutar música, quem mora em São Paulo, pode assistir a apresentações musicais todas as semanas e de GRAÇA, diversas apresentações de música para concerto, apresentações populares, e etc, pipocam na cidade. Em diversas lojas é possível encontrar cds originais por menos de R$10,00.
Então é por isso que eu digo que a pirataria não é apenas um problema econômico, também é social e cultural. As pessoas deveriam se comportar mais como elas mesmas, sem se preocupar com o que os outros acham, se não posso ter roupas de grifes famosas, vou usar as roupas básicas que cabem no meu bolso, se não posso ir ao cinema ou comprar o ultimo lançamento em DVD, posso muito bem alugar um filme, ou comprar um dvd em promoção. O governo não está fazendo a parte dele, que é de proporcionar mais diversão a preços mais acessíveis, mas isso não justifica a aquisição de produtos pirateados. Se o governo não faz a parte deles, pelo menos façamos a nossa. Pirata: to fora! Só uso original. É uma boa campanha, entrem no site: http://www.piratatofora.com.br/
Grande abraço, e comentem, são os seus comentários que engrandecem o Educultirsão, se você não sabe como, tem um tutorial no final da página que mostra passo-a-passo como fazer.
Marco Aurelio

Nenhum comentário: