sexta-feira, 7 de março de 2008

Plano infalível



Tomo as palavras do meu amigo Cebolinha emprestadas, e digo que tenho um plano infalível para "dar jeito" na educação brasileira.
Vamos lá, o projeto começa em 2008. Realização de concurso para professores de ensino fundamental. Os aprovados ingressam em um curso intensivo de 1 ano para aperfeiçoamento, reciclagem e capacitação para especificamente o primeiro ano do ensino fundamental.
2009 – realização do curso, ao final do curso os professores serão avaliados e apenas os melhores poderão assumir o cargo. Realização de outro concurso. Reforma e construção de novas salas de aulas que serão destinadas ao primeiro ano do ensino fundamental, as mobílias devem ser apropriadas ao tamanho das crianças.
1010 – os professores aprovados assumem todos os primeiro anos das redes municipais e estaduais. Sim, deve haver uma integração do ensino. Nenhum professor pode assumir o primeiro ano do ensino fundamental sem ter sido aprovado no curso. Realização do curso voltado para segundo ano do ensino fundamental para os aprovados no concurso de 2009. Reforma e construção de salas para o segundo ano. Concurso para professores do terceiro ano do ensino fundamental.
1011 – Apenas professores aprovados no curso poderão assumir as turmas do segundo ano. Curso voltado ao terceiro ano do ensino fundamental para os que passaram no concurso. Reformas das salas de aula. Outro concurso.

E o projeto continua ano por ano, e no final de 2021 estarão se formando as primeiras turmas dessa nova era da educação brasileira. Os professores que passam nesse curso deverão possuir salário de excelência, assim como a educação por eles proporcionada. Haverá avaliações semestrais do desempenho dos professores, várias avaliações ruins acarretam na substituição do profissional. A integração com a comunidade deverá ser maciça, o trabalho do professor deve continuar fora da escola.

Vejam bem isso aqui é um esboço rápido do esqueleto de uma idéia, ou melhor, de meu plano infalível. Sei que muitos devem estar se perguntando, mas isso vai gerar um custo astronômico. Sim, mas acredito que uma educação de qualidade não tem preço. É preciso vontade popular e política para isso dar certo, é preciso utilizar de forma sabida a progressão continuada (que em outro momento, gostaria de discutir aqui), é preciso boa vontade dos professores em querer mudar a qualidade de ensino brasileira, fazer com que os alunos busquem o interesse pelo aprendizado. A educação é o motor de qualquer nação, precisamos dela para crescer economicamente e SOCIALMENTE.

Futuramente postarei o plano completo em forma de projeto. Gostaria muito que todos opinassem e então discutirmos idéias para melhorar a educação no Brasil, e assim completar esse projeto e mandar para o ministério da educação para eles de repente tirar boas idéias e trabalhar.

Nenhum comentário: