quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Aprenda a ganhar tempo e eficiência na leitura

texto retirado do Uol economia do dia 06/08/08 http://economia.uol.com.br/planodecarreira/ultnot/infomoney/2008/08/05/ult4229u1803.jhtm


SÃO PAULO - Para de fato reter as informações por meio da leitura, é necessário, em primeiro lugar, ter uma motivação, uma necessidade. Mas o objetivo do indivíduo não pode ser amplo, senão ele se perde. Com isso, cria-se um estado emocional propício ao aprendizado.

A explicação é de Huaras Duarte, que ministra um curso intitulado "Fotoleitura", na OmnisMind, que traz métodos novos de leitura e aprendizado. Ele conta que, quando as pessoas, de fato, aprendem, elas fazem uma conexão do todo com o detalhe.

O consciente e o inconsciente

O método se propõe a trabalhar o consciente e o inconsciente da pessoa. Por meio de estratégias, o especialista garante que é possível trabalhar esse lado não consciente a favor da retenção das informações.

"Existem situações nas quais nos surpreendemos com sabedorias que não sabíamos que tínhamos. Por exemplo, já deve ter acontecido com você: em uma prova de testes, às vezes, escolhemos logo de cara uma alternativa que achamos que é a certa. Mas, depois começamos a pensar, pensar e, no final, optamos por outra alternativa, mas que não era a correta", explica. "Há informações que estão registradas na nossa mente, mas nem suspeitamos", acrescenta.

E por que é importante trabalhar nossa forma de ler e reter informações? Porque hoje temos pouco tempo a perder, ao mesmo tempo em que existem muitas informações disponíveis no mundo. "Se você entrar na internet, tem acesso a todo um mundo", brinca Duarte.

Método

Se seu objetivo é ler por prazer, leia palavra por palavra, não há pressa! Mas, se você é um vestibulando que tem nas mãos uma lista com 20 livros que irão cair no vestibular, talvez, um método apropriado é fazer um resumo do livro. Como? Não é preciso ler o livro inteiro, apenas apure quem são os personagens, as características principais deles, o foco da obra, o estilo, o que o autor pretende, o clímax e o desfecho. "Isso é possível fazer em duas horas", garante o professor.

Ele conta que, antes de ler um livro, utiliza técnicas de relaxamento, dá uma folheada na obra, para perceber o todo e, depois, lê tudo, para entender os detalhes. É uma forma de entrar em contato com o inconsciente, para facilitar a retenção das informações. Por fim, ele lembra que a postura é muito importante. "Quem consegue ficar concentrado deitado na cama?", questiona.

Existe o ambiente ideal quanto à iluminação, à cadeira ou poltrona e à ventilação. No entanto, é importante também ser flexível e adaptar a leitura ao seu dia-a-dia. Por isso, se você só tem tempo de ler quando está no metrô ou ônibus, invista nisso. O importante é se manter motivado para aprender!



Vejo nas escolas um sério problema, muitos alunos aprendem a falar as palavras escritas, não sabem ler efetivamente. Do primeiro ano do fundamental à terceira série do ensino médio, muitos possuem dificuldade de interpretação e entendimento do texto, isso acontece por parte pela falta de domínio da leitura.

Sou daqueles que acreditam que Língua Portuguesa e matemática deveriam ter um cuidado muito mais especial, são as disciplinas que dão apoio a todas as outras, são os alicerces do aprendizado, dominando esses dois "mundos" as conquistas em outras disciplinas serão muito mais tranquilas.

fOrTe abraço,

Marco Aurelio

Nenhum comentário: