terça-feira, 24 de junho de 2008

Obras de arte no cotidiano e a primeira postagem nesse blog

Já tem algum tempo que o Marco me chamou pra postar nesse blog e, depois de muito correr, resolvi aceitar e participar ativamente do Educultirsão (só eu não gosto do nome?) e, sendo assim, cá estou!
Vou escrever hoje sobre uma obra de arte que está no cotidiano dos paulistanos, ou para uma parte deles, que não deixa passar em branco essas obras que já fazem parte de seu dia-a-dia.Eu, particularmente, sempre olho pra ela quando passo por lá e tenho muitas recordações boas que ligo àquela imagem. Tal obra se encontra na Estação Sé do Metrô e fica na entrada da plataforma Leste, o nome da obra é “Fiesta” e foi pintada em tinta acrílica por Waldemar Zaidler em um painel de 3,2m X 10,0m. Fiesta é de 1986 e mostra duas mulheres, uma delas com uma lanterna (que é representada por um trompete) na mão, apontando para uma cadeira que não está lá, ou está. Não sei ao certo qual a intenção do autor quando fez a obra, mas ela realmente é muito bonita de se ver.
Waldemar Zaidler é um dos precursores do graffiti em São Paulo, começou a grafitar em 1979 e se formou na FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), na USP. Fez graffits na rua até o ano de 1985, juntamente com Alex Vallauri e Carlos Matuck. Hoje tem uma empresa de Design Gráfico, a Planeta Terra Design.
Nesse momento você deve se perguntar: Mas que diabos eu tenho a ver com isso? Com essa obra talvez você não tenha nada em comum mesmo, mas por quantas obras de arte passamos todos os dias e nem sequer uma vez paramos diante delas? São Paulo é uma das capitais mundiais mais ricas em obras de arte na rua e em nenhum momento nos damos conta que elas estão por toda parte.
Mas por que eu escolhi essa obra? Como já disse, tenho boas lembranças de momentos que passei por ali, algumas fases distintas da minha vida. As primeiras vezes em que fui para o Centro da cidade sozinho, eu fui de metrô. Quando comecei o cursinho para entrar numa escola técnica (vou falar do CECA em um outro momento), nos dois anos em que estudei na Federal (onde fiz os melhores amigos que tenho), as idas e voltas das baladas, as mãos dadas com as meninas que passaram na minha vida... cotidiano. Eu cresci e continuo passando, com menos freqüência hoje, e sempre me lembro desses momentos... e você, se identifica com alguma obra de arte da cidade de São Paulo? Comente!!!


Luiz Belonio

Um comentário:

Anônimo disse...

COnvido o cara para postar aqui, e no primeiro parágrafo já critica o nome, é mole?

Valeu pela contribuição Luizinho, faz anos que não ando de metrô, e o que você falou é verdade, diversas obras espalhadas não só pelo metrô, mas pela cidade inteira, e grande parte dos paulistanos nem as percebem.

fOrTe abraço,

Marco