quarta-feira, 25 de junho de 2008

criança feliz é aquela que verdadeiramente pode ser criança

Uma bela campanha da Fundação Telefonica tem feito vídeos de apoio à educação.


Oi, para quem não me conhece ainda vou me apresentar, meu nome é João Petrovsky da Vida, papai de origem russa, abandonou mamãe, para ficar com um chileno que o nome nem quis saber, e assim assino João P. da Vida.
Moro em São Paulo, mas acredito que o que vou falar não é exclusividade da cidade do engarrafamento, errr, quis dizer cidade da garoa.
Parar em semáforos é quase uma especialidade para todo bom paulistano, e nessas paradas vemos de tudo, cadeirantes, cegos, pedintes, gente vendendo frutas, chocolates, acessórios para carro, e crianças. Crianças? sim crianças, o que elas estão fazendo ali? Trabalho escolar que não é. Estão "trabalhando", mas esperem, trabalho infantil não é crime? E como é que estas crianças passam até dias inteiros trabalhando para suas mamães que ficam sentadas na calçada esperando a cria lhes trazer os frutos do trabalho. Sei que da dó de ver a criança ali do lado do carro com a mão esticada, de baixo de chuva, mas a cada esmola que recebe, mais fica presa neste trabalho.
Em uma pescaria que fiz para o Mato Grosso, fiquei chocado com o que vi em uma estradinha de terra. Era madrugada ainda, parei o carro para aliviar a bexiga e sai correndo quando vi algumas coisas se movendo no mato logo após a cerca. Quando o dia foi clareando percebi que o que se movia no mato eram crianças, algumas capinavam, outras puxavam uma espécie de arado. Ora, pra que a criança precisa dormir e brincar? Tem que trabalhar na roça desde as 3 da madrugada, não é verdade?
Sem falar das crianças em carvoarias, quebrando pedra, cortando cana, trabalhando com tabaco, e muito mais. O governo deveria fazer uma campanha: Coloque seu filho na escola e ganhe dois detentos para fazer o trabalho delas.
E apesar de ser apenas mais um João P. da Vida entre muitos outros, berro aqui a minha indignação, ninguém tem o direito de privar a criança de sua melhor fase da vida, e quando falo isso não é só para os pais que colocam seus filhos para trabalhar, grito para nossos governantes que pouco fazem para garantir a essas crianças condições para que elas sejam verdadeiramente crianças.

João P. da Vida

Nenhum comentário: